Resiliência, Disciplina e Determinação como Chaves do Sucesso em Meio a Crise!

Resiliência, Disciplina e Determinação como Chaves do Sucesso em Meio a Crise!

Aposto confiantemente, que cada um de vocês que terá acesso a esta história, teve suas vidas durante a infância ou adolescência, marcadas pela “moça do Danone” ou “tia do carrinho”. Uma sensação de nostalgia, com sabor de infância e casa da mãe ou dos avós.

A empresária Cleide Lima (SP), fundou sua empresa em 1995 numa pequena edificação situada no bairro do Itaim Paulista, Zona Leste de SP. Sem computador, tecnologias de qualquer espécie, ou muitos funcionários. Ela tinha apenas um carrinho antigo, alguns papéis, uma máquina de escrever e muita, mas muita garra e vontade de vencer.

Com certeza, se observarmos historicamente, as palavras inovação e empreendedorismo não faziam parte da realidade empresarial em nosso País, mas Cleide já possuía, intrinsecamente, tais habilidades desenvolvidas de maneira tão aflorada, que foi o suficiente para tornar-se combustível para um futuro que até então, apenas ela enxergava.

Assim nasceu a Nath Distribuidora, sim! Nath, de Nathália, sua primeira filha. Afinal, não há nada que inspire mais uma mulher do que a maternidade. Assim, ela lotava seu pequeno carro com seus kits de danone, e saia para as entregas em todos os cantos possíveis, onde tinha um pedido, lá estava ela com seus kits montados e prontos para serem consumidos.

Os anos se seguiram, a Nath Distribuidora cresceu, atendendo toda a Zona Leste e região do Alto Tietê de SP, passou por momentos de árduas crises financeiras, mas o trabalho das revendedoras porta-a-porta passou a ser sua marca. Mulheres batalhadoras, que assim como ela, chefiam seus lares e levam para dentro de suas casas, muitas vezes, a renda principal de toda uma família. O trabalho de “kiteira”…”tia do danone”…enraizou-se nas comunidades, nos bairros e fez a alegria da criançada por longos anos, marcando gerações.

Mas o que realmente diferencia essas mulheres, de qualquer vendedor nato?
O trabalho porta-a-porta, literalmente abria portas. As portas de cada casa, de cada cliente que recebia seus kits de danone e de quebra, ganhavam uma amiga, muitas vezes confidente, ou simplesmente uma boa oportunidade de jogar conversa fora enquanto se varria a calçada.

O cara a cara, o olho no olho, as palmas no portão anunciando sua chegada, a frequência semanal ou mensal de suas visitas recheadas, são algumas características que tornaram essa figura, ainda mais conhecida e forte.

Enfim, anos 2000, mais precisamente, 2020 e a terrível pandemia do corona vírus agora é o que bate em cada porta, de cada casa, e de cada cliente. Mais do que isso, na porta de cada uma dessas mulheres. E assim como milhões de pessoas ao redor do mundo, os impactos neste trabalho também eram iminentes.

Cleide percebeu, logo no início da quarentena, o grande risco que seu negócio corria. Mas muito além dos temores sobre o futuro da Nath Distribuidora, Cleide temeu pela segurança e saúde de suas revendedoras. Humanização, empatia e respeito, que mais uma vez lhes serviram de combustível. Pouco a pouco, o número de revendedoras foi reduzindo, o medo aumentando, mas o socorro veio logo, através do espírito empreendedor sempre presente da empresária.

Ela implantou o “Kiteiras Online”, onde cada revendedora poderia trabalhar de suas casas, fazendo suas vendas pelo seu celular ou computador. As redes sociais foram as aliadas, e a divulgação digital, tornou-se ferramenta de trabalho. A Nath passou então a ser escola, acolhimento, suporte, ensinando passo-a-passo, uma a uma.
Não foi fácil, no início, houve muita resistência por parte de algumas, afinal, o processo de transformação digital tem que começar de dentro para fora. Mas valeu á pena! O projeto voltou a crescer, os números voltaram a trazer estabilidade em meio a crise, e as revendedoras estão superando limites e barreiras culturais, digitais e até mesmo psicológicas para fazer do caos, uma oportunidade de se desenvolverem.

Recentemente, Cleide conquistou mais uma enorme região para atuação de suas vendas, todo o Vale do Paraíba e Litoral Norte de SP agora fazem parte de sua estratégia comercial, onde p céu é o limite. E ela, a Cleide, não para!

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